É o primeiro dia de aula em Kelo, no Chade, na África. As crianças caminham pela estrada. Vou ganhar um caderno? , pergunta Tomás. Vou ganhar um lápis? Vou aprender a ler como vocês? . Mas quando ele e as outras crianças chegam à escola, não há sala de aula nem carteiras. Apenas uma professora. A primeira lição é construir a nossa escola , diz ela.
Este livro é também inspirado em outra experiência do autor quando lecionava em Kelo, no Chade. O texto e as ilustrações falam mais uma vez sobre as condições de vida precárias, naturais e repetitivas em que os chadianos vivem assim como da capacidade de se reerguerem das dificuldades. Começa com as crianças menores, entre elas Tomás, guiadas pelas maiores ao primeiro dia de aula. Por causa das fortes chuvas de verão, elas encontram a escola destruída e têm como primeira lição reconstrui-la. Os desenhos mostram as crianças aprendendo a fazer tijolos de argila e mesas de barro, a erguer paredes e forrar o telhado. Ao período de alfabetização, seguem as férias. E novamente, as chuvas e os ventos fortes desmoronam a escola. O que muda no reinício das aulas é que agora Tomás guia os menores para levantarem a escola.
Acabamento: Brochura com capa mole em papel cartão
Páginas por livro: 32
Peso por livro: 180 gramas
Largura, Altura, Espessura por livro: 27,5 cm x 21,5 cm x 0,4 cm
Autor (a): James Rumford
Ilustrador (a): James Rumford
Editora: Brinque-Book
Idade Recomendada: Acima de 4 anos
ISBN: 9788574124018
Temas: literatura infantil, diversidade, escola, narrativa visual, leitura fácil, alfabetização, inclusão